O que fazer na transição para o vegetarianismo (e uma receita de almôndega de berinjela)

Mudar o tipo de alimentação definitivamente não é igual a mudar de roupa. Quando uma pessoa decide parar de comer carnes, cai um mundo de interrogações em cima da cabeça dela.

Além das dúvidas básicas sobre nutrição (mas é a proteína? E o ferro?), surge um problema prático bem importante: o que vou comer agora? Como o remédio para dúvidas é a informação, a solução para esses dois problemas está nos livros.

Dúvidas de nutrição? Óbvio, um nutricionista ajuda, mas, antes de consultar um profissional, talvez seja interessante ler livros a respeito do tema.

Uma bíblia pra mim e acho que pra muito vegetariano brasileiro é o Alimentação sem Carne, do médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch. Lá dá pra esclarecer muita coisa sobre a nutrição do vegetariano.

Enquanto você se torna um bom entendedor de proteínas vegetais, fontes alternativas de ferro e outros nutrientes, dá para partir pra prática com sites, blogs, vlogs e livros de receitas veganas.

Esses canais são fontes preciosas de sugestões para o dia a dia, festas e até para aprender a fazer receitas base, como leite vegetal caseiro, manteiga de ervas, caldo de legumes caseiro e por aí vai. Pra ficar ainda mais feliz, o que não falta é lançamento de livros de receitas vegetarianas e veganas. Eu tenho uma coleção deles.

Um dos lançamentos mais recentes é o segundo livro da jornalista Katia Cardoso. Depois de “50 doces veganos”, esse mês ela lançou o “50 comidinhas veganas – Delícias para compartilhar com a família e os amigos” (136 páginas – R$ 29,90 – Editora Alaúde).

Entre as comidinhas, Katia ensina a preparar patês, sopas, saladas, massas e pratos mais elaborados, mas nada complicados, como essas deliciosas almôndegas de berinjela, que casa bonito com spaghetti ao sugo e uma taça de vinho tinto.

Almôndegas de berinjela
Rendimento: cerca de 20 almôndegas pequenas
Acompanhamento: macarrão sem ovos e molho de tomate

Ingredientes

4 berinjelas médias cortadas em pedaços pequenos

Sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto

1 colher de sopa de manjericão picadinho

1/3 xícara de azeite

1 colher de sopa de alho desidratado

1 colher de sopa de cebola desidratada

3 colheres de sopa de amaranto em flocos (como eu estava sem, usei aveia em flocos) 

½ xícara de farinha de arroz

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Ponha a berinjela já cortada em um refratário pequeno e tempere com o sal, as pimentas, o manjericão e o azeite. Misture e leve ao forno por 30 minutos ou até a berinjela ficar macia (vire a berinjela na metade do tempo).
Ponha a berinjela já cortada em um refratário pequeno e coloque os temperos a gosto, o manjericão e o azeite. Incorpore tudo e leve ao forno por 30 minutos ou até a berinjela ficar macia (vire a berinjela na metade do tempo).
Assim que dourar, retire do forno e deixe amornar.
Assim que dourar, retire do forno e deixe amornar.
Transfira a berinjela para uma tigela funda e adicione o alho, a cebola e o amaranto e misture bem. Como eu estava sem flocos de amaranto em casa, usei flocos de aveia no lugar.
Transfira a berinjela para uma tigela funda e adicione o alho, a cebola e o amaranto e misture bem. Como eu estava sem flocos de amaranto em casa, usei flocos de aveia no lugar.
Bata tudo no processador ou mesmo no liquidificador até obter uma pasta.
Bata tudo no processador ou mesmo no liquidificador até obter uma pasta.
Enrole as almôndegas e asse novamente por 15 minutos ou até dourar.
Enrole as almôndegas, disponha-as em uma forma, regue com azeite e asse novamente por 15 minutos ou até dourar.
Sirva com molho de tomate e o macarrão de sua preferência. Eu usei spaghetti sem ovos.
Deixe amornar. Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o macarrão. 
Dicas 1- O molho precisa ficar pronto primeiro do que a massa. 2- Adicione as almôndegas na panela do molho depois que você já tiver desligado o fogo.  3- Escorra bem a pasta e, em uma travessa larga, misture ela com o molho. Mexa delicadamente para não destruir as almôndegas.
Dicas
1- O molho precisa ficar pronto primeiro do que a massa.
2- Adicione as almôndegas na panela do molho depois que você já tiver desligado o fogo dele.
3- Escorra bem a pasta e, em uma travessa larga, misture ela com o molho. Mexa delicadamente para não destruir as almôndegas.

 

Anúncios

2 comentários sobre “O que fazer na transição para o vegetarianismo (e uma receita de almôndega de berinjela)

  1. Olá Samira,

    Sou vegetariana em transição! adorei suas receitas e gostaria de tirar um duvida a berinjela é amarga como poderia tirar esse amargo dela para fazer essa berinjela?
    Legal seus posts!
    abraços,

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s