10 motivos para usar o óleo de coco

1. Em receita salgada, ele casa perfeitamente com especiarias, como páprica, cominho e curry, dando um toque tropical e exótico a qualquer receita, principalmente sopas, refogados, arroz e tapioca.

Já em receita doce, ele substitui com saúde e sabor as margarinas vegetais e a manteiga. Também pode ser adicionado a vitaminas para dar uma cremosidade extra à bebida.

2. Ao contrário do azeite, que perde suas propriedades nutricionais quando é aquecido, o óleo de coco mantém todas as suas características benfeitoras mesmo quando é usado para fritar hambúrgueres e falafel, dourar cebola, assar abóbora, estourar pipoca…

3. Apesar de ele conter ácido láurico, que é um tipo de gordura saturada (aquela ruim para o coração e presente em carnes, ovos e laticínios), o óleo de coco consumido com moderação (no máximo uma colher de sopa por dia) vai trazer muitos benefícios para sua saúde.

4. Uma dessas melhorias do óleo de coco para a saúde é o aumento do colesterol bom (HDL), graças à presença do tal do ácido láurico.“Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro concluiu que o consumo de uma colher de sopa do óleo de coco por dia garante aumento nos níveis de colesterol bom, o HDL, e ainda reduz a glicemia em indivíduos obesos”, contou a nutricionista funcional Gabriela Maia.

5. O óleo de coco também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Cientistas norte-americanos demonstraram que, quando ingerido, o óleo de coco libera uma substância (interleucina 2) que faz com que a medula óssea fabrique mais células brancas de defesa.

6. O óleo de coco também é fonte de vitamina E e antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e ajuda você a ter uma aparência mais jovem. Não se acabar no fumo, no álcool, na balada e no sol também ajudam.

7. Se você quer emagrecer, além de mudar algumas coisas na sua alimentação e mexer mais o bumbum, experimente incluir o óleo de coco no seu dia a dia. Segundo Gabriela, o óleo de coco não é o milagre do emagrecimento que todo mundo procura, “mas pode ajudar no processo devido à sua ação termogênica, de transformar as calorias em energia. Alem disso, ele retarda o esvaziamento gástrico, deixando a pessoa saciada por mais tempo”.

8. Graças ao ácido láurico, o óleo de coco parece ter ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir a dor em quadros reumáticos, artrites e inflamações musculares.

9. Segundo a medicina tradicional indiana, o óleo de coco também é um refrescante natural, melhora a qualidade, o crescimento e a força dos cabelos, nutre os tecidos enfraquecidos, é um cicatrizante cutâneo e um afrodisíaco natural.

10. Externamente, ele pode ser empregado como cosmético. Fios de cabelo danificados, quebradiços e sem vida ganham nova textura e brilho com a aplicação de apenas algumas gotas nas pontas. Unhas e cutículas de mãos e pés também ganham hidratação e nutrição com o uso diário do óleo de coco.

“Aconselho o uso do óleo de coco na alimentação, nos tratamentos para couro cabeludo, na automassagem facial e corporal. E tenho obtido resultados excelentes, como aumento da elasticidade e rejuvenescimento da pele”, revelou a médica Núbia Piu Autran, especialista em Medicina Estética e praticante de Ayurveda.

Refogado de vegetais com coco 

Ingredientes

1 colher de sopa de óleo de coco

1 cenoura picada

1 batata grande picada

1 xícara de ervilha congelada

3 tomates grandes sem casca e picados

1 alho picado

1 cebola pequena picada

1/2 pimenta calabresa fresca sem semente e picada

1/2 xícara de leite de coco

Sal, salsinha e pimenta-do-reino a gosto

Preparo 

Frite o alho, a cebola e a pimenta calabresa no óleo de coco
Frite o alho, a cebola e a pimenta calabresa no óleo de coco
Quando a cebola e o alho dourarem, adicione o tomate picado e refogue por uns 3-4 minutos.
Quando a cebola e o alho dourarem, adicione o tomate picado, salgue a gosto e refogue por uns 3-4 minutos.
Acrescente a ervilha, a cenoura e a batata picadas. Mexa e deixe refogar por 2-3 minutos.
Acrescente a ervilha, a cenoura e a batata picadas. Mexa e deixe refogar por 2-3 minutos. Em seguida, adicione 1 xícara de água ou de caldo de legumes, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por 15-20 minutos ou até os vegetais amolecerem. Se o líquido secar demais, acrescente mais um pouquinho de água ou de caldo de legumes.
Quando os vegetais estiverem cozidos, adicione o leite de coco e a salsinha. Tampe a panela e deixe refogar em fogo baixo por mais 5 minutos
Quando os vegetais estiverem cozidos, adicione o leite de coco e a salsinha. Tampe a panela e deixe refogar em fogo baixo por mais 5 minutos.
Acerte o sal, tempere com pimenta-do reino a gosto e sirva com arroz.
Em seguida, tempere com pimenta-do reino a gosto, veja se está ok de sal e sirva com arroz.
Anúncios

Um comentário sobre “10 motivos para usar o óleo de coco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s