Receita rápida e realmente saborosa com tofu

Felizmente gosto muda e não se discute. Quando era criança, eu odiava caqui, mas amava qualquer coisa extremamente doce de cores gritantes. Também odiava suco de laranja com cenoura, não podia ver beterraba na minha frente e, na adolescência, não recusava um x-tudo com refrigerante. Felizmente gosto muda e não se discute.

O interessante é que o paladar está sempre em transformação e até hoje descubro que, na verdade, gosto de algo que até então achava sem graça ou sem propósito. Isso aconteceu com o tofu. Sim, mesmo sendo vegetariana, eu não era muito fã do tofu. Talvez porque não via muitas alternativas de uso senão o tofu mexido (a receita que imita o ovo mexido) e a pastinha de tofu para passar no pão. Assim, pra conseguir minha proteína, eu apostava (e aposto ainda) nas leguminosas.

Até que abri meus olhos e entendi que pra quem anda meio sem tempo no dia a dia, o tofu é bem mais interessante por ser mais prático do que os feijões: o tofu não precisa ficar molho 12 horas antes de cozinhar na panela de pressão por 40 minutos, como deve ser feito com os feijões. Além disso, as possibilidades do “queijo” de soja vão além daquelas de tofu mexido e pastinha cremosa. A culinária asiática, por exemplo, tem diferentes e saborosas receitas, como o General Tso Tofu, que fica maravilhoso acompanhado de brócolis.

No vídeo do The Buddhist Chef, você vê como a receita é feita, mas deixei também o texto dela em português, com algumas das minhas adaptações na hora do preparo, e a fotinho do tofu que fiz aqui em casa. Recomendo!

Ingredientes
1 tofu firme (450 g)
¼ xícara de maisena (amido de milho)
3 colheres de sopa de óleo vegetal
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de gengibre picado
2 colheres de sopa de maple syrup (ou então 1 colher de açúcar)
2 colheres de sopa de shoyo
2 colheres de sopa de ketchup
1 colher de café de molho de pimenta (opcional)
3 cebolinhas picadas (separe um pouco da parte verde para decorar o prato pronto)
¾ xícara de caldo de legumes

Preparo
Corte o tofu em cubos, enxugue-os bem com papel-toalha e empane-os na maisena. Em uma frigideira antiaderente, frite o tofu no óleo. Aqui eu fiz uma pequena adaptação: usei óleo de gengibre para fritar o tofu e, depois de dourá-los dos dois lados, os reservei à parte e lavei a frigideira para a próxima etapa.

Em seguida, em um pouco de azeite, doure o alho e o gengibre. Acrescente então o maple/açúcar, o shoyo, o ketchup, o molho de pimenta, a cebolinha e o caldo de legumes. Refogue por uns 30 segundos e adicione o tofu. Cozinhe por mais 2 ou 3 minutos, mexendo de vez em quando, até que o caldo engrosse. Enquanto isso, forre um prato ou uma tigelinha com brócolis cozido e, quando o tofu estiver pronto, coloque-o junto com o molho sobre o brócolis. Decore com cebolinha fresca e gergelim.

tofu

 

Momento nutrição

Pra quem não sabe, além de ser uma boa fonte de proteína, o tofu tem cálcio, potássio (bom pra regular a pressão sanguínea) e ferro. Já o brócolis e o gergelim são melhores fontes de cálcio do que os laticínios, como leite, queijo e iogurte, porque os ossos absorvem melhor e mais facilmente o cálcio dos dois.

Um comentário sobre “Receita rápida e realmente saborosa com tofu

  1. Gostei muito do seu blog por três motivos:

    • Pelo conteúdo de qualidade;
    • Pelos artigos terem sido redigidos por você mesma (me parece que sim);
    • E, pelo simples fato de ter sido feito gratuitamente (me parece que sim – não tenho certeza)

    E olha que nem sou vegetariano.

    Vai me servir de inspiração para que eu consiga tal façanha.

    Parabéns pelo blog!

    Curtir

Deixe um comentário

