Por que os sintomas da rinite melhoram com a exclusão dos laticínios

Ainda tenho algumas crises de espirro quando sinto um cheiro muito forte, como perfumes (baratos e caros), ou quando entro em algum lugar com muita poeira e mofo. Mas, depois do veganismo, minha rinite melhorou uns 95,7%. E eu não fui abençoada com nenhum milagre, simplesmente deixei de comer queijos e de beber leite.

Não melhorei completamente porque a única coisa que nós, “riniteiros”, podemos fazer é controlar os sintomas. Isso se faz evitando os agentes causadores das crises alérgicas, como pó e perfume forte, tomando vacina, remédio ou eliminando os laticínios. Eu fiquei com a última opção (e também sou meio neurótica com o pó em casa), mas nunca ninguém tinha me falado sobre a relação entre rinite e alimentação. Aprendi sobre isso por acaso, escrevendo uma reportagem para a Revista dos Vegetarianos.

Por que leite e queijo pioram a rinite? 

O consumo de laticínios piora a rinite porque aumenta a produção de muco
O consumo de laticínios piora a rinite porque aumenta a produção de muco

O corpo produz muco por si só. O que é ótimo para a saúde, porque essa substância pegajosa serve para hidratar o pulmão, lubrificar o esôfago, reter e eliminar micro-organismos que entram pelas vias aéreas, entre outras coisas. Ou seja, em quantidades normais, o muco é uma mão na roda para o sistema imunológico.

O problema é quando o corpo começa a produzir muco demais. Isso pode acontecer quando a pessoa consome leite e derivados em excesso, por exemplo, pois os produtos lácteos causam um aumento na produção de muco ou engrossam o catarro existente. Além disso, me explicou a nutricionista Priscila Di Ciero, o leite tem muitas moléculas que conseguem atravessar e desequilibrar a mucosa intestinal.

O organismo entende então que essas moléculas são substâncias estranhas e, portanto, devem ser combatidas e eliminadas. “As reações subsequentes desencadeiam aumento de produção de muco. E isso se deve às proteínas encontradas no leite de vaca que passam para a circulação sem serem devidamente digeridas”.

Por que você nunca ouviu falar disso antes?

Colunista do Huffington Post e autora do blog Healthy Eating Rocks, a nutricionista americana Carole Bartolotto me disse que é possível ter uma melhora significativa da rinite depois de dois meses sem consumir nada de leite e derivados. E me contou porque até então eu nunca tinha ouvido falar dos malefícios dos laticínios.

O lobby da indústria leiteira é muito forte. Leite e derivados são mencionados de maneira positiva em textos acadêmicos nas faculdades de nutrição. Porém, essas pesquisas foram financiadas pela indústria leiteira, assim como conferências para profissionais da saúde. Como nutricionista, por anos fui inundada com informações e publicidade sobre os benefícios do leite. Por isso, sei que muitos médicos não têm informação suficiente para dizer que os laticínios fazem mal. Além disso, muitos deles não entendem o impacto que a alimentação tem na saúde e no desenvolvimento de doenças”.

E o cálcio?

De fato, a gente cresceu ouvindo que leite e derivados são as únicas fontes confiáveis de cálcio, nutriente fundamental para os ossos. Por isso, sempre fica a dúvida: se devo eliminá-los da minha alimentação para melhorar a rinite, como faço pra manter a saúde dos meus ossos?

O cálcio presente no brócolis é melhor absorvido pelo organismo do que o cálcio dos laticínios
O cálcio presente no brócolis é melhor absorvido pelo organismo do que o cálcio dos laticínios

Pra resumir: boas fontes de cálcio são tofu, amêndoa, agrião, brócolis, couve, gergelim, ameixa seca, aveia, lentilha, espinafre e açaí. O cálcio do brócolis, aliás, o organismo consegue absorver melhor até do que o cálcio dos laticínios.

 

Autor: Samira Menezes

Jornalista apaixonada por comida vegana.

25 comentários em “Por que os sintomas da rinite melhoram com a exclusão dos laticínios”

  1. Passei metade da minha vida tossindo. Tomei tudo quando é tipo de anti-alergico, fui em vários otorrinos e nada. Parece que não querem que você se cure. Então descobri que podia ser o leite e fiz um teste. Pronto. Nunca mais tossi na vida. Cortei apenas o leite, os derivados continuo consumindo com moderação. Até posso tomar um copo de leite de vez em quando que não tem problema. Só não tomo todo dia como eu fazia antes.

    Curtir

  2. Excelente matéria. Parabéns!!! Tenho rinite e sinusite a muitos anos, já fui a vários médicos, só consumindo mais e mais remédios, inclusive antibióticos que destruiu a minha flora bacteriana. Percebo que toda vez que consumo leite e derivados uma semana depois é batata: Crises horríveis, chego a ficar de cama com dores de cabeça, dores no corpo, dor no ouvido, inchaço… Nossa!!! É horrível!!! Tomei minha decisão: A partir de agora não existe mais leite pra mim nesse mundo.

    Curtir

  3. Eu tenho dois filhos de 4 e 1 ano, temos sofrido muito com rinites e sinusites, as dores de cabeça são constantes!! Quero deixar de dar a eles …. a bebida com soja que imita leite e os sucos minha filha de 4 anos aceitou super bem! Mas tem a questão dos hormônios então fiquei com receio de dar ao meu bebê de 1 ano. Não estou sabendo como substituir o leite dele….quem tirou do cardápio, só dá suco? será que ele não é pequeno demais pra eu tirar o leite!? HELP ME

    Curtir

  4. Já tinha percebido isso, mas nunca fui a fundo na eliminação do leite em minha vida. Amo queijo, de paixão, e amo leite em pó.
    Mas, vou fazer um esforço pra eliminar o que tanto me faz mal.
    Mesmo assim, foi de muito ajuda tudo o que li.

    Curtir

    1. Eu não consigo entender, porque depois de ir à tantos otorrinolaringolista, nenhum médico comentou acerca dos alimentos que são ingeridos. Será que é porque tem grande interesse apenas de medicar e não CURAR o seu paciente? Assim, o interesse em que seus pacientes continuem a consumir os medicamentos que lhes proporcionam até viagens ou “presentinhos” das empresas fabricantes de medicamentos, é o alvo do médico. Eu percebi isto, ou seja, que a minha rinite era devido ao consumo de algo que tinha leite, como por exemplo tudo o que tem leite condensado, por causa do regime alimentar que fiz, verifiquei que causa rinite e dores de cabeça (que também influencia e muito na enxaqueca). Então, a conclusão é que somos o que comemos. Nada de conservantes, nada de lacticinios, nada alimentos enlatados, enfim… mais alimentos naturais assim estou livre das dores de cabeça, rinite alérgica, coceiras nos olhos, inchaços…dores articulares… Só o fato de ter descoberto isto, que nenhum médico, sequer suspeitou ou comentou pra mim.

      Curtir

  5. Sempre acordei cansado, acordava e já começava a respirar. Fora isso, respirava muito pela boca, e mesmo sendo jovem, ativo, me sentia muito cansado! Em uma semana de dieta vegana, sem consumo de leite e derivados minha rinite melhorou demais, no mínimo uns 90%. Acho que mais do que se prender a o que médicos / blogs / propagandas falam, o mais importante é você TESTAR. Tente por uma semana e veja por si mesmo os benefícios na sua saúde e disposição.

    Curtir

  6. Olá,
    sou um bebedor de leite de vaca de 4,9 e até um 20 anos atrás consumia o leite sem industrializado; tenho alergia respiratória e venho me questionando a relação do muco com o leite, gosto muito dos derivados, mas essa semana comecei um teste de ficar sem tomar leite. Sei que é cedo, mas espero que o resultado seja proveitoso, estou confiante, afinal deixei de ser uma criança faz tempo!

    Curtir

      1. De acordo com o artigo KEFIR: UMA NOVA FONTE ALIMENTAR FUNCIONAL? após uma fermentação de 36 horas o Kefir apresenta uma queda no teor da lactose e atinge valores abaixo do valor limite que pode ser consumido por indivíduos intolerantes à lactose.

        Curtir

      2. Oi Leonardo,
        A minha questão é: a gente precisa mesmo consumir leite? Sempre existe uma alternativa a ele e, pessoalmente, não sinto nenhuma falta. Nunca gostei do sabor do leite, não acho que seja uma bebida ética, porque a produção industrial de leite é horrorosa, e não vejo nenhuma utilidade do leite na cozinha. Em relação ao kefir, existe aquele cultivado em água. Em relação ao cálcio, segundo informações de médicos e nutricionistas que entrevistei e conheço, tem um monte de fonte vegetal com melhor biodisponibilidade deste mineral, como o tahine.

        Curtir

  7. Excelente materia.
    Hj meu medico me disse isso. Ate então não sabia.
    Sempre tomei leite e derivados.
    Agora para o meu bem vou eliminar.
    Na última noite tive crises fortes de rinite. E pela manhã tomei cafe com leite. Hehehe.
    Ve se pode. Obrigado

    Curtir

    1. gabrielagarcia200 Jamais!!! Os leites vegetais são ótimos para a saúde, e, pelo que percebi, pode beber a vontade. O problema mesmo é o leite ANIMAL. O leite de soja vc pode até descartar, pois provavelmente é feito de soja transgênica, porém, o de arroz, aveia, de coco, amendoas e por aí vai, são ótimos.

      Curtir

  8. A Sinusite alérgica me deixava três vezes ao ano de cama, uma srnsbaea base de Amoxilina e dipirona pra baixar a febre altíssima. Até que mudei minha alimentação! Me tornei vegetariana e cortei os laticínios por um longo período. O resultado disso tudo foi o fim das crises e o fim de vários mal estares que eu tinha diariamente e não tinha explicação médica.
    De vez em qndo como um queijo mais calórico, leite e logo bem a formação excessiva do muco. Mas tudo contornavel com uso de Própolis Verde.
    A fritura tb é um agente nocivo, evito ao máximo.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Eu tenho rinite forte, e ela ataca sempre 2 dias depois que eu como muito chocolate.

    Com relação a derivados de leite não posso afirmar pois diariamente meu café da manhã é composto por 2 pães de queijo e café e isso não desencadeia crises de rinite.

    Acredito que cada organismo é diferente um do outro.

    Curtir

    1. A questão não é a crise em si, mas diminuir o catarro acumulado. Tenho rinite e sinusite e a 1 semana parei de consumir leite e seus derivados, estou 60% melhor, e creio que ainda vou melhorar mais..
      Abraços.

      Curtir

    2. quanto mais curado o queijo menos lactose ele tem! até a mussarela tem pouca lactose, pouca gente sabe disso! na fermentação do leite a lactose é digerida em ácido lático, sobrando quase nada de lactose, e quando o queijo é curado chega a 0%

      Curtir

  10. Sou otorrinolaringologista e li seu artigo. Realmente a rinite relativa ao leite existe e existe uma pequena parcela de pessoas que sentem melhora dos sintomas nasais ao eliminar os laticínios. Mas isso não deve ser usado como uma regra para todos. A grande maioria das pessoas que eliminar o leite da dieta não sentirá melhora dos sintomas. Isso porque a rinite devido a outras substâncias como a poeira, polen e até mesmo a mudança climática é muito mais comum que esta relatada no artigo. Não escreva com tanta “propriedade” sobre algo que não estudou realmente a fundo. Isso leva informação errada para a populaçao leiga.

    Curtir

Deixe um comentário